segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Escola incentiva produção literária

A equipe pedagógica da Escola Municipal Osmundo Faria realizou um trabalho de incentivo à leitura com as crianças do 5º ano. Os alunos foram estimulados a criar histórias e contos infantis baseados com os temas repassados em sala de aula. De acordo com a diretora da escola Maria Verônica Monteiro Cruz mais de 10 livros foram confeccionados pelas crianças.


Expressando toda a criatividade, as alunas Fernanda Fernandes, 12, e Taniele Vicente, 14, criaram um livro que conta à história de um palhaço. “Foi muito divertido. Elaboramos tudo: os desenhos, a pintura e até mesmo o texto”, disse Fernanda. A colega de projeto destacou que o trabalho a estimulou a ler mais. “Sempre gostei de ler, mas com a criação do livro tivemos que nos preparar melhor”, declarou Taniele.


Alguns alunos resolveram modificar antigos e conhecidos contos. O da Bela Adormecida foi um deles. Fabrícia da Silva, 11, escolheu a história, porém modificou uns trechos. “Gosto muito dessa história, mas fiz umas alterações para não ficar igual a que conhecemos. Acho que ficou legal assim também”, afirmou.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Prefeitura de Parnamirim cria comissão de articulação da juventude

O prefeito Maurício Marques dos Santos assinou decreto criando a Comissão Municipal de Articulação da Juventude (CMAJ) em Parnamirim. A comissão será formada por sete representantes da administração municipal e sete indicados pelos movimentos, grupos e organizações da sociedade civil e ficará sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social. O decreto foi publicado no número 100 do Boletim Oficial do Município de 1º de dezembro deste ano.

À CMAJ caberá, entre outras atribuições, realizar o monitoramento das ações dos eventos que serão realizados em prol da construção da Política Municipal de Juventude; analisar e aperfeiçoar as propostas emanadas dos diversos setores da Administração Municipal e da Sociedade Civil; acompanhar o processo de aprovação da Política Municipal de Juventude na Câmara Municipal.

Também caberá a ela representar os jovens de Parnamirim, no acompanhamento do processo de análise e aprovação da Política Municipal de Juventude pela Câmara e pela Administração Municipal de Parnamirim.

São os seguintes os delegados:

Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
Anderson Quirino Oliveira de Lima
Adriana Silva Damasceno

Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec)
Cristiany Torres Trajano Marques
Albanisa Alves Dantas da Silva

Secretaria Municipal de Saúde (Sesad)
Elaine Michele de Medeiros Gomes da Silva
Kleyson Stanley Dantas Marinho

Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano (Semur)
Luana Alves de Lima Souza
Luiz Fernando Dias Inocêncio

Fundação Parnamirim de Cultura
Nayama Keila da Silva
Ramon Pinheiro Nunes

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel)
Francisco Antonio da Silva
Fátima Raiane da Silva

Movimento Jovem de Parnamirim (MJP)
Diego Henrique dos Santos Lima
Jéssica Cristina Cordeiro do Nascimento

Grupo e Cultura Kuduro
Nildejane Magalhães Marcolino
Jefferson Bernardo da Costa

Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Genildson de Oliveira Silva
Adson Kley Lopes Das Neves

ONG Ileaô
Danielle Laurentino Francelino
José Wellington Ferreira de Santana

ONG Kilombo
Silvana Rodrigues dos Anjos
Gizelma Maria Sobramento da Rocha

Movimento Estudantil
Alef de Oliveira Silva
Rayssa Dantas de Lira

sábado, 5 de dezembro de 2009

Escolas de Parnamirim se integram à campanha do desarmamento

No próximo dia 10, às 16 horas, a Secretaria de Educação vai encerrar na Praça Paz de Deus, no Centro, a Campanha do Desarmamento Infantil, realizado desde o dia 4 de novembro graças a uma parceria com a editora Abril e Drogaria Santa Fé.

Criada em julho de 2001, o objetivo da campanha é o desenvolvimento do hábito da leitura e ao mesmo tempo valorizar a cultura da paz.



Manoel Lopes da Silva, diretor da Dinap (Distribuidora Nacional de Publicações), representante da Abril, explica que em todas as escolas de Parnamirim armas de brinquedo foram trocadas por revistinhas Recreio.

“Essa é uma forma de contribuirmos para a paz e ao mesmo tempo incentivarmos a leitura entre a criançada”, disse Lopes.

A campanha de Desarmamento Infantil já foi realizada em Natal duas vezes, arrecadando quase dez mil armas de brinquedos. Em Parnamirim a expectativa é recolher 3 mil armas de brinquedos.

Todas as armas recolhidas serão destruídas na Praça Paz de Deus com o auxílio de um rolo compressor. O material destruído será doado para a Fundação Parnamirim de Cultura e servirá como matéria-prima para os artesãos.

Centro Infantil realiza mostra cultural

O Centro Infantil Maria Leonor, no bairro de Monte Castelo, realiza nesta sexta-feira, 4, a 2ª Mostra Cultural. A exposição reúne os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da instituição durante o ano letivo.

De acordo com a diretora do centro, Zilda Toscano, a mostra é uma oportunidade para os pais, familiares e comunidade conhecerem os trabalho e projetos elaborados pelas crianças.

O Centro Infantil Maria Leonor conta com 422 alunos, dos níveis 1 ao 4, com idade entre um ano e oito meses a cinco anos. No próximo dia 15 de dezembro será realizada a formatura dos alunos da pré-escola e o encerramento do ano letivo será no dia 21.