sexta-feira, 16 de abril de 2010

Centro Infantil Tio Hermes incentiva à leitura


Incentivar o hábito da leitura e ao mesmo tempo contar com a participação da comunidade. Esse é o objetivo do Centro Infantil Tio Hermes, localizado no bairro de Nova Esperança, com 335 alunos, na faixa etária de 2 a 5 anos, e que na manhã de hoje, 16, reuniu todos numa atividade desenvolvida na praça do bairro.Incentivar o hábito da leitura e ao mesmo tempo contar com a participação da comunidade. Esse é o objetivo do Centro Infantil Tio Hermes, localizado no bairro de Nova Esperança, com 335 alunos, na faixa etária de 2 a 5 anos, e que na manhã de hoje, 16, reuniu todos numa atividade desenvolvida na praça do bairro.


Com um cenário feito de papelão e os 12 professores devidamente trajados, a equipe coordenada pela diretora Ana Cristina Silva de Souza e pela assistente pedagógica Gersonita Paulino, apresentou a peça Sítio do Pica-pau amarelo, do escritor Monteiro Lobato. “O tema do nosso projeto é Literatura Infantil motivando a criança à descoberta do mundo letrado. Durante todo o semestre desenvolvemos o tema e dessa forma plantamos uma sementinha em cada uma dessas crianças, para que no futuro elas possam se interessar pela leitura”, explicou a diretora.


Gersonita Paulino explica que a idéia do projeto é justamente amenizar os índices de analfabetismo. Já a secretária de Educação, Raimunda Basílio, que também prestigiou a atividade fez questão de dizer “é com esse tipo de atividade que conseguimos socializar a criança com a literatura. Primeiro a literatura falada, incentivando posteriormente o gosto pela literatura escrita”.


Quem compareceu à praça para ver a apresentação aprovou. Márcia Cristina, 28 anos, mãe do pequeno Vitor Guilherme, 3 anos, fez muitos elogios às professoras. “Adorei tudo e meu menino também está encantado. Ele está tendo uma oportunidade que não tive”, disse.


Maria Jaqueline dos Santos, moradora de Nova Esperança, mãe de Larissa Kaline, 3 anos, também fez questão de prestigiar a atividade do CI Tio Hermes. “Eu conheço toda a coleção infantil de Monteiro Lobato e agora meu filho está tendo a oportunidade de entrar nesse reino mágico. Ele só tem três anos, mas já adora livros”, comentou a mãe orgulhosa.

Fundação leva leitura e artes às comunidades

Tornar cada vez mais fácil o acesso à leitura e às artes em geral para as comunidades do município é o objetivo da Fundação Parnamirim de Cultura através do leque de projetos que vem desenvolvendo, dentro de um contexto de interação. Cultura em Trânsito é mais uma realização cultural, que embora já em execução será oficialmente lançado pela presidente Vandilma Oliveira nesta sexta-feira 16, na Escola de Música Epitácio Lepoldino às 10h30.


Dirigido pela Irmã Luzia, o projeto itinerante consiste no livre acesso aos livros para leitura dos visitantes e ainda exposição de artes plásticas e de vídeos sobre as peças Asas da História, Oratório de Nossa Senhora de Fátima e Paixão de Cristo. Através de um cadastro é possível levar os livros para ler em casa, devolvendo-os após cinco dias. Em cada local, o Cultura em Trânsito permanece de segunda à sexta, das 8h30 às 16h. O primeiro local foi a Escola Epitácio Leopoldino dia 12, onde fica até sexta-feira 16, além da leitura de livros (inclusive edições lançadas pela fundação), exposição de telas dos artistas plásticos Coringa e alunos e também de Terezinha Martins, que fez doação de 18 títulos para a fundação, e da Irmã Theônia.


A próxima parada do Cultura em Trânsito será de 26 a 30 deste mês,no posto de saúde de Monte Castelo. É meta ainda da fundação, apresentar o projeto nas secretarias municipais, escolas e outros locais públicos. Para isso, Irmã Luzia comunica que os secretários e demais interessados devem encaminhar solicitação à fundação para a agenda de instalação nos locais