segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Começa a luta pela conquista do Selo Unicef



A Prefeitura de Parnamirim participou na manhã desta segunda-feira (23) de encontro promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para discutir a metodologia do Selo Unicef, um certificado que premia o trabalho dos municípios destinado à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. O encontro foi realizado no auditório do Hotel Escola Barreira Roxa, na Via Costeira, em Natal.

A secretária municipal de Educação, Raimunda Basílio, que é a articuladora do Selo, e o maestro Paulo Ritz representaram Parnamirim no encontro, o primeiro de uma série para os encaminhamentos das ações que devem ser adotadas nos próximos meses.

A exemplo de anos anteriores, a metodologia tem como eixos principais as metas do milênio, quais sejam, acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todas as crianças, igualdade entre sexo e valorização da mulher, e redução da mortalidade infantil. Também entra nos indicadores de avaliação a melhoria da saúde das gestantes.

Esta é a terceira edição do Selo Unicef no Rio Grande do Norte. Este ano 165 municípios fizeram inscrição. Apenas dois ainda não confirmaram presença: Coronel João Pessoa, no Alto Oeste, e Vila Flor, na região litorânea.

Rui Aguiar, da equipe do Unicef, recorreu a um filme de desenho animado e a simbolismos para explicar a metodologia do selo. Mostrando a fotografia da suíça Gabriela Andersen-Scheiss, que desmaiou ao cruzar a linha de chegada da maratona completamente exausta, na Olimpíada de Los Angeles (1984), ele disse que não é preciso vencer para ganhar o certificado. A maratona foi vencida pela norte-americana Joan Benoit, mas foi a suíça quem entrou para a história, mesmo chegando em 37º lugar entre 44 corredoras. Recorrendo a um velho costume oriental, Rui lembrou: “É preciso se agachar e ficar com os olhos na mesma altura dos olhos das crianças que queremos ouvir.”

Aguiar informou que a micro-região de Baturité, no Ceará, é a que concentra o maior número de municípios ganhadores do Selo Unicef. Isso porque as administrações municipais, estimuladas pela Associação dos Municípios, passaram a trabalhar em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário