quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alunos recitam cordéis nas ruas de Passagem de Areia

Uma aula de campo realizada pela escola Nestor Lima levou literatura de cordel para as ruas de Passagem de Areia. O projeto 'Educa Cordel' realizado pelo professor Hailton Mangabeira, para os alunos do 5º ano da escola, busca congregar alunos, professores e a própria comunidade em torno da educação, associado à cultura popular.

A moradora Ana Lúcia de Oliveira disse que ações como essa desenvolvem o aprendizado dos alunos, pois trabalha de forma lúdica o conteúdo ministrado em sala: “Gostaria de ter participado de aulas como essa, na minha época não havia aula de campo, tudo era muito formal, às vezes tínhamos medo de ir à escola, porque os professores utilizavam palmatórias para castigar os alunos”, enfatizou.

O professor Hailton disse aos moradores que semanalmente haverá uma aula de campo no bairro, trazendo música e coldel para a comunidade. Para ele, a alegria das músicas desenvolve o aprendizado dos alunos, estimulando a busca pelo conhecimento.

Os cordéis recitados pelos alunos trazem conteúdos importantes, como a história de Parnamirim e o papel desenvolvido pelo professor no contexto social.

A escola Nestor Lima, que já realizava um programa de leitura e escrita com os alunos, recepcionou o projeto como mais um instrumento para desenvolver a leitura, resgatando a cultura popular para dentro da sala de aula, envolvendo também a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário